sexta-feira, 23 de maio de 2014

DIA DE LUTA PELO FIM DO PRECONCEITO E DA DISCRIMINAÇÃO


fotos: Maxwell Vilela


Dia de luta pelo fim do preconceito e da discriminação

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial milhares de pessoas desfilaram pelas ruas de Belo Horizonte, reivindicando uma cidade que acolha a diferença e a diversidade.

Em pleno mês de maio, a cidade de Belo Horizonte ganhou cores e alegorias carnavalescas, na tarde da última segunda-feira (19). Para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio, o desfile/manifestação saiu da Praça da Liberdade em direção à Praça da Estação, arrastando cerca de 2.500 pessoas, entre trabalhadores, usuários e familiares dos serviços substitutivos em saúde mental, representantes de movimentos sociais, culturais e outras organizações da sociedade civil, vindos de mais de 20 municípios do estado.

Embalada pela música “Revolussamba”, produzida coletivamente pelo Centro de Convivência Venda Nova, a escola de samba Liberdade Ainda que Tan Tan encheu as ruas da capital de alegria. Os integrantes/manifestantes cantaram, sambaram e reivindicaram uma sociedade sem manicômios, entendo o manicômio como toda forma de segregação.

Ouça o samba que animou o desfile do Dezoito de Maio de 2014: http://www.antimanicomialbh.blogspot.com.br/2014/05/revolusamba.html

Com o tema “A cidade que queremos: seja feita a nossa vontade”, o movimento da luta antimanicomial levou para as ruas, em 2014, o sonho de uma cidade que acolhe o sofrimento mental sem trancas e grilhões, sem segregação e manicômios, sem abuso de poder e de saber, sem violência e eletrochoque. A cidade enquanto espaço de reencantamento e acolhimento da diversidade. Um lugar que não é de ninguém porque é de todos e todos cuidam.

A integrante da Associação de Trabalho e Produção Solidária – Suricato, Silvia Maria Soares, afirma que a manifestação no formato de um desfile de escola de samba traz irreverência, beleza e convida a sociedade a pensar o lado positivo da loucura. Ela explica que, ao contrário dos hospitais psiquiátricos que geram dor e sofrimento, o tratamento nos serviços abertos convidam o usuário à vida, porque articulam tratamento com a busca por direitos e o exercício da cidadania.

Organizada pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM), a escola de samba é uma estratégia do movimento antimanicomial de Minas Gerais, que há 18 anos utiliza o formato da festa mais popular do Brasil para defender a Reforma Psiquiátrica antimanicomial.

Para Maíra Porã, militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental e trabalhadora do Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) Pampulha, o processo da Reforma Psiquiátrica brasileira teve avanços com o fechamento de hospícios e hospitais psiquiátricos, mas ainda há muito que se conquistar. “É preciso mais aceitação e dar dignidade e liberdade às pessoas com sofrimento mental”, afirma.

Dos anos de 1970, início desse processo, aos dias atuais, o movimento antimanicomial tem lutado pela garantia dos direitos dos sujeitos com sofrimento mental e reivindicado a implantação da política de saúde mental em rede no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Curta a página do Fórum Mineiro de Saúde Mental e saiba mais informações sobre a luta antimanicomial em Minas Gerais: https://www.facebook.com/pages/F%C3%B3rum-Mineiro-De-Sa%C3%BAde-Mental/229120503955704?fref=ts  

quarta-feira, 14 de maio de 2014

REVOLUSAMBA - LETRA DA MÚSICA



Samba Enredo 2014

Ouçam, sambem, divulguem, ensaiem e cantem!
Desfile da escola de samba Liberdade Ainda Que Tan Tan em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em Belo Horizonte: dia 19 de maio, segunda-feira, concentração às 14h, na Praça da Liberdade, saída às 15h, em direção à Praça da Estação.


REVOLUSSAMBA
Autoria: Coletivo Centro de Convivência Venda Nova

Se essa rua fosse minha eu mandava consertar
Consertava essa cidade pro meu mundo caminhar.
A cidade, minha gente, tem muita poluição,
Não precisamos só de carro mas de metrô na estação.

REFRÃO
Oh, Bombrilhão! Oh, Bombrilhão!
Acaba com o preconceito e com a discriminação.
(2 x)

Não ponha corda no meu bloco, copos de leite e de flor.
Na Avenida Afonso Pena, 0 18 já chegou!
Nós vamos manifestar nossa indignação
Na cidade que queremos não cabe corrupção.

REFRÃO

Se violar fosse verbo de violão,
De tão bela essa cidade teria mais criação.
Como não é, o que devemos fazer,
É acreditar no povo que luta para vencer.

REFRÃO

Tempestade, tempestade, eu me encharco em você!
Mas com tanta indiferença, como vou sobreviver?
Sou amigo do Mandela e contra a segregação,
Sou filho da Praça Sete e da Praia da Estação.

REFRÃO

Como em Cuba e na França, eu vou revolucionar!
Vou por meu samba na rua para o povo desfilar
Essa rua, ela é nossa e esse muro, ele é seu.
Eu só sei que essa história foi o povo que escreveu.

REFRÃO
Oh, Bombrilhão! Oh, Bombrilhão!
Acaba com o preconceito e com a discriminação.
(2 x)

REVOLUSAMBA

terça-feira, 13 de maio de 2014

Dia Nacional da Luta Antimanicomial




Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O Fórum Mineiro de Saúde Mental e a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) têm o prazer do convidar para as comemorações do DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL 2014, com o desfile da ESCOLA DE SAMBA LIBERDADE AINDA QUE TAN TAN, evoluindo com o tema A CIDADE QUE QUEREMOS: SEJA FEITA A NOSSA VONTADE!
No ano em que o Fórum Mineiro e a ASUSSAM completam 20 anos de uma atuação ousada e corajosa por uma sociedade sem manicômios, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial traz a pauta da cidade enquanto espaço de reencantamento e acolhimento da diferença e da diversidade.
Vamos levar para as ruas de Belo Horizonte o sonho de uma cidade que acolha o sofrimento mental sem trancas e grilhões, sem segregação e manicômios, sem abuso de poder e de saber, sem violência e eletrochoque. Um lugar que não é de ninguém porque é de todos e todos cuidam.

DIA: 19 de maio de 2014 – segunda-feira
CONCENTRAÇÃO: Praça da Liberdade – Belo Horizonte/MG - a partir de 14h
SAÍDA: 15h
TRAJETO: Praça da Liberdade - Av. João Pinheiro - Av. Afonso Pena - Rua Espírito Santo - Rua Tupinambás - Praça da Estação (dispersão)

“De uma cidade, não aproveitamos suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas". (Ítalo Calvino)

#PORUMASOCIEDADESEMMANICÔMIOS

quinta-feira, 8 de maio de 2014

18 DE MAIO DE 2014




Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Dezoito de Maio

No ano em que o Fórum Mineiro de Saúde Mental e a Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM) completam 20 anos de uma atuação ousada e corajosa por uma sociedade sem manicômios, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Dezoito de Maio, traz a pauta da cidade enquanto espaço de reencantamento e acolhimento da diferença e da diversidade.

“A cidade que queremos: seja feita a nossa vontade!” é o tema da manifestação antimanicomial em 2014, levando para as ruas o sonho de uma cidade que acolhe o sofrimento mental sem trancas e grilhões, sem segregação e manicômios, sem abuso de poder e de saber, sem violência e eletrochoque. Um lugar que não é de ninguém porque é de todos e todos cuidam.
A imagem que anuncia essa manifestação retrata alguns paradigmas do mundo moderno que estão em meio à prática dos trabalhadores e usuários da rede de saúde mental. A cidade que está posta, cheia de ofertas, um mundo do consumo que se descortina e cobra o ingresso na hora da entrada, o concreto que se interpõe na arquitetura e no diálogo com os transeuntes.
O olhar do usuário para essa cidade, espaço que é possível acessar, ainda que sob o peso de toda uma vida submetida a um tratamento moral e violador de diretos humanos. E sob uma terceira ótica, o que é possível brotar desse encontro, entre a cidade e os usuários. Por fim, entre o concreto da cidade que se apresenta e os cidadãos, desenhos e rabiscos, que expressam um pouco desse lugar que queremos e nos organizamos para construir.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

CONCURSO DO SAMBA ENREDO DE 2014




Revolussamba - acaba com o preconceito e com a discriminação


A escola de samba “Liberdade Ainda que Tan Tan” já definiu qual o samba irá cantar na avenida no Dia Nacional da Luta Antimanicomial – Dezoito de Maio. No sábado, dia 26 de abril, o Fórum Mineiro de Saúde Mental e a ASUSSAM (Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais) promoveram o 10º Concurso do Samba Enredo, em Belo Horizonte, atividade preparatória para o dia da manifestação antimanicomial. Além do samba enredo, também foram eleitos o casal de mestre sala e porta bandeira, a rainha e a princesa da bateria.

Produzido coletivamente nas oficinas de música do centro de Convivência Venda Nova, o samba campeão foi o “Revolussamba”, que assim como os demais inscritos no concurso, se inspirou no tema do Dezoito de Maio desse ano: “A cidade que queremos: que seja feita a nossa vontade”.

Isaac Luis, monitor de música do Centro de Convivência Venda Nova, explica que o processo de produção do samba passou pela discussão dos usuários sobre a cidade desejada. “Nosso samba fala isso, porque a cidade que queremos é sem preconceitos, sem discriminação, queremos uma cidade com mais direitos”, afirma. Isaac diz que já pode imaginar a satisfação que será desfilar com a avenida inteira ouvindo uma música produzida por eles. “A expectativa é de que ninguém fique maluco na hora, vamos dar conta do recado!”, brinca.

Durante o concurso, a comissão de jurados escolheu Maria Teodora e Warlen Martins, do Centro de Convivência Carlos Prates, como o casal de mestre-sala e porta-bandeira; Cristina dos Reis, da rede de saúde mental de Diamantina, como a rainha da bateria; e Luiza Caroline, da rede de saúde mental de Itaúna, como a princesa da bateria. A comissão foi composta pelo artista Ed Marte, pela integrante da organização de mulheres Negras Ativas Vanessa Beco, pela psicóloga e representante do movimento antimanicomial Tulíola Lima, pelo ator Evandro Nunes e pela dançarina do grupo Samba da Meia Noite Valéria Silva.

Vanessa Beco destacou a importância do apoio ao movimento antimanicomial e à manifestação do Dezoito de Maio, chamando atenção para a dificuldade da sociedade em lidar com o conflito e com aquilo que foge dos padrões estabelecidos. “É uma luta extremamente importante e delicada, que enfrenta dificuldades no todo da sociedade”, explica.

Nesse ano, a manifestação antimanicomial será realizada no dia 19 de maio, em Belo Horizonte. Espera-se a participação de aproximadamente 4 mil pessoas, entre trabalhadores, usuários e familiares dos serviços substitutivos em saúde mental, representantes de movimentos sociais, culturais e outras organizações da sociedade civil, vindos de mais de 20 municípios do estado.

O usuário do Centro de Convivência Pampulha e integrante da ASUSSAM, Paulo Reis, acredita que tratar da questão da cidadania e do cidadão na cidade fará um eco, trazendo o tema para a pauta do poder público e da sociedade. Para Paulo, a cada ano, o Dezoito de Maio é uma vitória: “fazemos esse percurso de desfilarmos pela cidade, colocando a nossa vontade e o nosso desejo na rua, interagindo com a cidade e com os habitantes, fazendo, assim, um grande movimento pela cidadania e pela paz”.

Confira abaixo o samba que animará o desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial:

Revolussamba
Samba coletivo do Centro de Convivência Venda Nova

Se essa rua fosse minha eu mandava concertar
Concertava essa cidade pra o meu mundo caminhar.
A cidade, minha gente, tem muita poluição,
Não precisamos só de carro, mas de metrô na estação.

REFRÃO
Oh Bombrilhão! Oh Bombrilhão!
Acaba com o preconceito e com a discriminação. (2x)

Não ponha corda no meu bloco, copos de leite e de flor.
Na Avenida Afonso Pena, o 18 já chegou!
Nós vamos manifestar nossa indignação
Na cidade que queremos não cabe corrupção.

REFRÃO

Se violar fosse verbo de violão,
De tão bela essa cidade teria mais criação,
Como não é, o que devemos fazer,
É acreditar no povo que luta pra vencer.



Tempestade, tempestade, eu me encharco em você!
Mas com tanta indiferença, como vou sobreviver?
Sou amigo do Mandela e contra a segregação,
Sou filho da Praça Sete e da Praia da Estação.

REFRÃO

Como em Cuba e na França eu vou revolucionar!
Vou por meu samba na rua para o povo desfilar
Essa rua, ela é nossa e esse mura, ele é seu.
Eu só sei que essa história foi o povo que escreveu.

Oh Bombrilhão! Oh Bombrilhão!
Acaba com o preconceito e com a discriminação.